Os índios e os negros tiveram grande influência na divulgação da biodiversidade das plantas e na sua aplicação medicamentosa.
Índio e negro escravo não tinham condições de buscarem médico para tratarem suas doenças, por isso, procuravam na Mãe Natureza os recursos que salvavam suas vidas das doenças inevitáveis e também na prevenção de outras.
Os índios não conseguiram dominar totalmente as doenças transmitidas pelos brancos, porque eram diferentes das existentes em sua raça.
O homem branco que dizimou impiedosamente o índio e humilhou ferozmente o negro, deve render-lhes homenagens e agradecimentos, pois o conhecimento botânico que hoje detêm teve suas origens na busca do conhecimento das raças indígena e negra. Se no passado negligenciou sua ação benemérita em relação as raças irmãs, que hoje reconheça o seu valor.
Homens, não tarda o dia em que havereis de vos dar as mãos, na formação de um único povo terráqueo, uma só nação, um só Deus.
Adiantai-vos no reconhecimento da importância das raças irmãs para o progresso planetário.
Somos todos irmãos, apesar do preconceito de muitos!
Possuímos um só Deus Criador, apesar da prepotência de alguns considerarem-se os eleitos de Deus.
Somos um só Povo da Terra, apesar do domínio de algumas nações. Hoje entendo: índios, brancos, negros, todos filhos da Terra.
Salve a Terra!
Cacique Thuerê
GESH - 10/07/2004 - Vitória, ES - Brasil