Cordiais saudações.
Irmãos, quando iniciei os estudos e pesquisas inspirados por Deus e que nos levaram a codificar o conjunto de Obras Básicas do Espiritismo, não imaginei a repercussão que tais ensinamentos alcançariam ao longo do tempo.
Como tudo que está repleto de vida, a Doutrina dos Espíritos não adormeceu estagnando no tempo; e sua evolução em comparação com os acontecimentos históricos de cada tempo, muito tem contribuído para o entendimento das almas em processo evolutivo sobre a superfície da Terra.
Malgrado as tentativas de se aprisionar os conceitos e princípios doutrinários, estes se expandem ganhando novas contribuições que não só lhe exalta as virtudes de doutrina consoladora como também impulsionam os espíritos a irem além de suas próprias forças, descortinando um céu de fronteiras muito mais amplas do que aquelas que vislumbrávamos no século XIX.
Com alegria imensa recebo hoje a notícia de que nossos esforços resultaram na base do conhecimento, sobre a qual edificar-se-á uma "Nova Humanidade", destinada tão somente ao cultivo dos valores e princípios cristãos, como nos sugeriu o Mestre Amado.
Sabemos que as lutas na carne são intensas e a oposição feroz imposta pelas Forças Trevosas demoram-se no caminho dos Servidores da Luz. É preciso perseverar, pois quanto mais se imponham os opositores do Cristo, maiores sejam a união e perseverança entre vós, mais forte a fé que vos move e remove montanhas de obstáculos e dificuldades.
Que queimem vossos livros nas fogueiras da intolerância, que enviem impropérios de ignorância, que vozes ressoem falando de vós e do vosso trabalho, porém que jamais esses anticristos detenham os passos firmes dos Servos de Jesus.
Sedes fortes e venceremos.
O Pai do Alto nos guia, como outrora.
ALLAN KARDEC
GESJ - 03/04/2006 - Reunião de Diretoria - Vitória, ES - Brasil