Irmãos, que a bondade e o amor vos alcancem as almas!
Aspirantes a discípulos são aqueles que simpatizando com os preceitos do Evangelho, iniciam sua jornada pelo despertamento, escolha voluntária de corrigenda e aprimoramento espiritual.
Do momento em que desperta até aquele em que encontrar-se-á com seu Mestre para prosseguir nas preciosas lições de ascese espiritual, cabe ao ser humano caminhar, reafirmando a cada dia seu propósito de progresso.
Inúmeros obstáculos são postos entre ele e seu destino. Não que se queira dificultar a caminhada, mas, como recurso auto-educativo de fortalecimento da vontade do aspirante à caminhada.
É o que se denomina processo de iniciação.
Somente aqueles definitivamente decididos e com firme propósito de vencer, seguirão adiante, superando todas as dificuldades, empreendendo caminhada sacrificial a exigir inúmeros momentos de renúncia e dor, até que se alcance o ponto de chegada.
Cíclico, o caminho que conduz à chegada. Encerra-se, abrindo uma nova perspectiva ao caminhante, e então, tem início nova jornada ascensional, novas lutas, novos obstáculos que exigirão devotamento, igualmente renovado, força redobrada, determinação e fortalecimento da fé.
E assim será. A cada novo ciclo, novos sacrifícios, novos obstáculos, mais trabalho, determinação e devotamento. Por fim, liberto das ilusões temporais, não mais se quedará diante das dores do mundo e superando o senso comum, o agora discípulo caminhará, inebriado pela atmosfera de paz e bem-aventurança que lhe circunda.
Não mais lhe serão custosas as dificuldades.
Que Jesus Mestre dos Mestres nos conduza na jornada de ascensão e progresso.
Joana de Angelis
GESJ - 31/10/2006 - Reunião Pública - Vitória, ES - Brasil